CASA COR SP
Banheiro Feminino do Boulevard, com inspiração no Teatro Amazonas, dá show de tecnologia na Casa Cor 2015
A arquiteta manauara Orlane Santos aposta na riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha e abusa de recursos, como vidro inteligente Intelliglass.
Fidelíssima ao tema Brasilidade, definido para Casa Cor 2015, a arquiteta Orlane Santos, conhecida no ABC paulista, homenageia a sua cidade natal, Manaus, com referências ao Ciclo da Borracha, quando a cidade ganhou o Teatro Amazonas, assinado pelo Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa. Os detalhes da arquitetura da época sobressaem em meio aos recursos tecnológicos, que garantiram a transformação e ampliação do pequeno ambiente de 26 m².







O Banheiro Feminino do Boulevard reproduz a riqueza proveniente das cores do teatro: dourado e rosa queimado, que ainda ajuda a conceituar o ambiente exclusivo para uso de mulheres. As tonalidades representam com clareza o Teatro Amazonas, compondo sua beleza reconhecida até os dias atuais.
A floresta, que em meados de 1800 era exuberante, foi recordada com a vegetação que invade o espaço, misturada a imagem da Mata Alagada, da empresa Quatro Arte em Paredes, que graças à tecnologia do LED e a iluminação do próprio painel RC Móveis e Comportamentos inunda o banheiro de luz, dando a impressão de unificar os ambientes externo e interno. “Não se sabe se a mata está dentro ou fora do local”, diz a arquiteta. A empresa é especializada na criação desse tipo de projeto para arquitetos e decoradores.




O uso de recursos tecnológicos não para por aí. As portas das cabines foram produzidas com o vidro Intelliglass, que é translúcido, mas escurece assim que as portas se fecham. O som ambiente da mata, com alusão a pássaros, galhos e água, é acionado mediante presença, garantindo o show de tecnologia.
Outros detalhes remetem ainda à época áurea do Teatro Amazonas, como o porcelanato da Linha Echo, da Portinari, que reproduz o efeito de “assoalho desgastado”. As bancadas de madeira de demolição se misturam a materiais nobres e às gravuras com temas brasileiros, complementando a brasilidade do banheiro.